sábado, 4 de Maio de 2024  18:21
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sapateira Recheada II

Sapateira Recheada II

Verta o vinagre em fio, na boca da sapateira e coza-a em água temperada com sal, a cebola e o louro por 15 a 20 ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-03-2007

8 MARÇO DE 2007- DIA DA MULHER


Sangalhos

8 MARÇO DE 2007- DIA DA MULHER

Não foi esquecido pela Equipa de Enfermagem da Unidade de Saúde de Sangalhos !

“Por todas as mulheres... por aquelas que sofreram ...

por aquelas que ainda sofrem .... Lutemos juntos pela vida ...”

Para lembrar um dia diferente a equipa de enfermagem da Unidade de Saúde de Sangalhos- Centro de Saúde de Anadia promoveu uma acção de Educação para a Saúde sobre Auto-Exame da Mama e a importância dos estilos de vida saudáveis, esta acção contou ainda com a participação de dois alunos do 4º ano da Escola Superior da Cruz Vermelha Portuguesa.

O que é o Auto-Exame da Mama?

È um exame cuidado, que consiste numa observação simples e palpação da mama em todos os seus ângulos com os três dedos centrais espalmados pressionando a mama de uma forma suave mas firme para procurar algum nódulo ou parte dura. Este procedimento é realizado pela própria mulher.

Porquê esta preocupação?

Portugal contabiliza 4500 novos cancros da mama por ano, á volta de 13 novos casos por dia. Morrem em média 3 mulheres por dia, é o cancro mais frequente entre as mulheres. Este tipo de cancro quando é detectado numa fase mais precoce, tem 90% de probabilidade de cura.

Com que regularidade deve ser realizada a palpação da mama?

Apenas uma vez por mês, aproximadamente 4 a 5 dias após o período menstrual, isto naturalmente para as mulheres menstruada. Para as mulheres que já iniciaram menopausa poderão marcar um dia fixo mensal para evitar esquecimentos.

Os estilos de vida estão relacionados com o aparecimento de cancro?

As estatísticas indicam 2% da totalidade dos casos são genéticos, 20% são familiares e 75% são adquiridos, assim parece-me urgente investir num estilo de vida saudável. A maioria dos cancros estão ligados á vida que as pessoas levam: alimentação descuidada, falta de exercício físico, ao stress, à poluição, ao tabaco, ao álcool.

Enfermeira SILVANA MARQUES

(Ao cuidado da Drª Catarina Cerca)


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®